Quais são os componentes de uma prótese de perna transtibial?
A prótese transtibial é confeccionada para amputações abaixo do joelho, realizadas em algum nível da tíbia (osso da perna) podendo ser no terço proximal (mais próximo do joelho), médio (meio do osso) ou distal (mais longe do joelho). Apesar de muito conhecidas, algumas dúvidas surgem ao dar início a busca por uma prótese, como por exemplo de que material é feito e o que compõe a prótese.
No caso da prótese transtibial, ela é composta por encaixe, corpo e pé. O encaixe é a parte que fica em contato direto com o coto, envolvendo-o. É por ele que é iniciado o processo de protetização, onde é feito o molde do coto para sua confecção. Geralmente é feito de fibra de carbono, material resistente e leve, tornando esse componente mais funcional.
O corpo é a parte abaixo do encaixe, representando a canela e a panturrilha, podendo ser feito de diversos materiais como alumínio, aço ou titânio. O pé é uma das partes principais, onde é apoiada toda a prótese e o responsável por absorver impactos durante a marcha. Existem diversos tipos de pés protéticos, adaptados de acordo com o nível de atividade física de cada pessoa.

Além desses componentes, pode-se citar também o liner que oferece maior conforto no contato do coto com a prótese, e a joelheira que garante mais segurança ao se movimentar.
Gostou do conteúdo? Compartilhe e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse!
Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta especialista em reabilitação de pessoas com amputação Samara Mota.