Quando fazer a manutenção da prótese de perna e prótese de braço?
Após a conclusão do processo de protetização e a completa adaptação à prótese, o paciente vai pra casa e passa a desempenhar suas atividades de vida diária com esse novo recurso. Mas será que ela vai durar para sempre?

Apesar de muito funcional e de assumir o papel de um membro do corpo, a prótese é um equipamento artificial e assim como outros produtos, seus componentes precisam de manutenção. De acordo com especialistas, a manutenção preventiva é de extrema importância para um bom funcionamento. Quando não realizada, pode ser necessário a troca de vários componentes simultaneamente, resultando em uma manutenção mais cara.
O tempo em que se deve buscar por manutenção, depende muito do grau de atividade física, do nível de amputação, da idade e dos cuidados de cada pessoa. De modo geral, o recomendado é procurar ir até a clínica onde foi feita a prótese uma vez por ano, para verificar a necessidade de reparos.

No caso dos membros inferiores, alguns dos componentes que costumam precisar de ajustes depois de um tempo de uso geralmente são o pé, a capa do pé e a lâmina. No caso dos membros superiores, as mãos exigem uma atenção maior quanto a necessidade de reparos, devido a demanda de uso frequente no dia-a-dia. A prótese como um todo passará por uma avaliação do técnico que vai investigar a presença de algum desgaste ou alguma substituição a ser realizada.
Para mais informações sobre as próteses acompanhe o blog e qualquer dúvida entre em contato, estamos à disposição!
Esse artigo foi escrito pela Fisioterapeuta Samara Mota