Tipos de amputação de membro superior
Tipos de amputação de membro superior
Amputação de dedo, mão, braço ou cotovelo são tipos de amputação de membro superior. Ou seja, uma amputação de membro superior é todo tipo de amputação dos membros superiores do corpo humano.
As causas para as amputações dos membros superiores são as mais diversas, desde acidentes até doenças como DVP (doença vascular periférica) ou diabetes. Por isso, criamos um conteúdo exclusivo para você entender um pouco mais sobre os tipos de amputação de membro superior.
É só conferir até o final do artigo que preparamos para você.
Os tipos de amputação de membro superior
São dois tipos de amputação de membro superior: amputação traumática e amputação cirúrgica.
A amputação traumática diz respeito a todo tipo de amputação que decorreu de um evento inesperado que causou a amputação do membro superior, como:
- Acidentes de trabalho;
- Acidentes de trânsito;
- Ferimentos causados pelo fogo ou por explosões;
- Choques elétricos.
Ou seja, a amputação dos membros superiores pode se tornar necessária, após um acidente grave de trânsito ou até mesmo no ambiente de trabalho. Já a amputação cirúrgica diz respeito a amputações necessárias em decorrência de doenças ou da má formação dos membros.
As causas mais comuns para a amputação cirúrgica dos membros superiores são:
- Doença vascular periférica;
- Infecções crônicas;
- Diabetes;
- Tumores;
- Malformação congênita.
Em casos de uma doença, a amputação é feita quando a mesma afeta o membro, sendo necessária a amputação para conter a doença. Por exemplo, em casos de infecção crônica, a amputação se torna necessária para evitar que a infecção se espalhe para o resto do corpo.
Há também casos onde a pessoa já nasce com uma má formação em algum membro, e nesses casos uma cirurgia de correção pode ser necessária. Porém, a amputação cirúrgica só é utilizada como último recurso, quando não há outra forma de salvar o membro em questão.

Níveis de amputação de membro superior
Os níveis de amputação de membro superior nada mais são do que os termos utilizados para determinar o local da amputação do membro. São 6 níveis de amputação de membro superior:
- Desarticulação de ombro, sendo a amputação completa do braço, desde o úmero até a mão;
- Amputação transumeral, sendo a amputação entre o ombro e o cotovelo;
- Desarticulação de cotovelo, sendo a amputação realizada no cotovelo, mantendo o úmero intacto;
- Amputação transradial, é a amputação que ocorre entre o cotovelo e o punho;
- Desarticulação do punho, é a amputação que ocorre exatamente na articulação do punho, retirando a mão por completo;
- Amputação do metacarpo, é a amputação da mão, que deixa o punho intacto. Além disso, nessa categoria também está inclusa a amputação parcial da mão, onde apenas uma parte da mão é removida.
Agora você já sabe um pouco mais sobre os tipos de amputação de membro superior, bem como suas causas e os níveis de amputação dos membros superiores. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é entrar em contato com a nossa equipe e agendar uma avaliação.
Vamos ficar muito felizes em te ajudar a encontrar a prótese de membro superior ideal para você.
Este artigo foi escrito pelo especialista em reabilitação de pessoas com amputação Vitor Dourado