Silicone Liner: Entenda a importância para os amputados
Silicone Liner: Entenda sua importância.
O que é liner?
É um revestimento para o coto que serve para proteger, aumentar a fixação da prótese, o conforto e a segurança ao se movimentar. Além disso, quando usado de forma correta, reduz a transpiração na área de contato entre a pele e o encaixe da prótese, evitando bolhas.
O liner é feito com material flexível e revestido com silicone, elastômero termoplástico (TPE), poliuretano entre outros, e é desenvolvido especificamente com objetivo de revestir o coto amputado. Sua composição também conta com elementos que estimulam e mantém a hidratação da pele. Para quem faz o uso de prótese, esse dispositivo é muito importante, pois ajuda a reduzir a fricção entre pele e encaixe e diminui a pressão entre prótese e coto, evitando dores e desconfortos ao utilizá-la.
Como ele deve ser utilizado?
O liner é utilizado em contato direto com o coto e para colocá-lo, primeiro é preciso virá-lo do avesso, encaixando assim o fundo dele no coto e subindo aos poucos até que ele cubra todo o segmento.

Mas todo amputado precisa usar liner?
Isso vai depender do conforto e da necessidade de cada pessoa. Em alguns casos, quando o coto é muito curto, ele não é utilizado, pois não permite um acoplamento funcional à prótese. Por ser um recurso recente, pacientes com próteses mais antigas, muitas vezes não fazem uso do liner, mas nada os impede de passar a usar. No caso de moldar o coto, também podem ser usadas as faixas elásticas e ataduras elásticas. Todo dispositivo que auxilia moldar o coto é bem-vindo, no entanto o liner, por sua firmeza e praticidade, acaba sendo bastante utilizado.
Qual o valor em média de um liner?
O preço do silicone liner pode variar muito, isso irá depender do material utilizado, da marca e das particularidades de sua confecção. Uma avaliação com um profissional especialista deve ser realizada para que seja comprado o mais indicado de acordo com as necessidades de cada pessoa e no tamanho adequado. Um tamanho errado, pode provocar desconforto, transpiração e controle reduzido da prótese.
Quanto tempo dura? Precisa trocar?
O tempo de durabilidade é de 1 a 2 anos, dependendo das atividades de vida diária e dos cuidados com o liner. É sempre importante observar o desgaste e trocar após um longo período de uso, para evitar desconforto e possíveis lesões.
Como cuidar do liner?
É importante mantê-lo limpo e rodar o lado do liner ao colocá-lo, quando perceber que existem pontos de maior pressão, que podem desgastar alguma parte mais rapidamente.
Para higienizar, retire ele do coto, virando-o do avesso e com água morna e algumas gotas de sabão, esfregue suavemente retirando resíduos, enxague bem e repita o processo do outro lado. Pode-se utilizar uma toalha sem fiapos para secar e logo após deixar o liner pendurado na sombra, em algum suporte, até que seque por completo.
Agora que já sabe tudo sobre o liner, que tal investir no seu? Procure nossa equipe para juntos encontrarmos o mais adequado para você!
Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta Samara Mota.