Quais os componentes de uma prótese de perna transfemoral?
A prótese transfemoral é confeccionada para amputações acima do joelho, realizadas em algum nível do fêmur (osso da coxa) podendo ser no terço proximal (mais próximo do quadril), médio (meio do osso) ou distal (mais longe do quadril). Apesar de muito conhecidas, algumas dúvidas surgem ao dar início a busca por uma prótese, como por exemplo de que material é feito e o que compõe a prótese.
No caso da prótese transfemoral, ela é composta por encaixe, joelho, corpo e pé. Diferente da prótese transtibial, é necessário um joelho protético, a ser escolhido de acordo com o nível de atividade da pessoa que irá utilizá-lo e suas necessidades. Existe uma variedade de joelhos protéticos no mercado, com opção de mecanismo de funcionamento pneumático, hidráulico e até mesmo elétrico no caso dos joelhos biônicos, possibilitando movimentos mais próximos do fisiológico.

O corpo é a parte abaixo do joelho, representando a canela, podendo ser feito de diversos materiais como alumínio, aço ou titânio. O pé é uma das partes principais, onde é apoiada toda a prótese e o responsável por absorver impactos durante a marcha, tendo também vários modelos que podem ser utilizados.
Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta especialista em reabilitação de pessoas com amputação Samara Mota.