Você sabe qual é o componente mais importante da prótese?
Dentre muitos questionamentos que podem surgir durante e após a protetização, um dos principais é “Qual o componente mais importante da prótese?”. Dependendo do nível de amputação, a prótese é formada por diferentes componentes. No caso dos membros inferiores por exemplo, em uma amputação transfemoral, que ocorre acima do joelho, é necessário um joelho protético. Mas diferente do que muitos pensam, o joelho não é o principal componente dessa prótese.
O que todas as próteses tem em comum, independente do nível de amputação, é justamente o componente mais importante, que é o encaixe. O encaixe é a parte que fica em contato com o membro residual, responsável por acomodar o membro.
Por ter contato direto com o coto, é essencial que o encaixe seja confortável e não machuque o paciente, pois isso dificulta o processo de protetização. Pra que isso não aconteça, ele deve ser confeccionado por um bom profissional, que irá realizar o molde considerando pontos anatômicos e os apoios corretos, garantindo conforto e segurança ao utilizar a prótese.
Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta especialista em reabilitação de pessoas com amputação Samara Mota.