Quanto tempo leva para o coto estabilizar de volume?
Ao dar início a fase de protetização, muitos imaginam que em poucos dias terão o encaixe definitivo e o modelo final da prótese prontos. No entanto, o coto varia de volume de forma recorrente após a amputação, devido ao edema pós-cirúrgico. Dessa forma, por segurança, o período com encaixe provisório é estendido até que o coto amadureça por completo, cessando as alterações de volume.
Na fase pré-protetização, é iniciado o enfaixamento, com uma faixa compressiva capaz de oferecer pressão suficiente para reduzir o edema remanescente no coto e também moldá-lo, obtendo um formato mais adequado para confecção da prótese. Esse enfaixamento é iniciado após a retirada dos pontos e completa cicatrização do coto, contribuindo muito para redução do inchaço.

No entanto, o coto tende a estabilizar seu volume com o início da utilização da prótese, ao sentir descarga de peso e maior pressão ao seu redor, sendo importante que o encaixe provisório seja mantido até por volta de 6 a 8 meses de pós-operatório, se estendendo a 12 meses em alguns casos, com o objetivo de atingir a completa maturação do coto, para que o encaixe definitivo seja confeccionado de forma assertiva.
Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta especialista em reabilitação de pessoas com amputação Samara Mota.