Próteses Ortopédicas: conheça todos os tipos.
Próteses Ortopédicas: conheça todos os tipos.
Se você quer saber mais sobre os tipos de próteses ortopédicas, nós podemos te ajudar. Uma prótese ortopédica é um aparelho criado para desenvolver funções semelhantes ao membro que foi amputado.
Atualmente, são vários os tipos de próteses ortopédicas disponíveis no mercado, garantindo mais qualidade de vida para as pessoas que tiveram membros amputados. Por isso, criamos um conteúdo exclusivo falando um pouco mais sobre os diversos tipos de próteses ortopédicas.
Quer saber mais sobre as próteses ortopédicas e seus diferentes tipos? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.

Próteses para membros inferiores
Ao adquirir uma prótese para os membros inferiores, você garante mais liberdade no dia a dia, e pode realizar todas as suas tarefas normalmente. Além disso, sua autoestima vai ter uma melhora considerável, uma vez que você pode voltar a fazer as coisas que mais gosta.
Existe uma grande variedade de próteses para os membros inferiores, são mais de 350 opções para pés e tornozelos e outras 200 para os joelhos. Porém, os tipos mais comuns de próteses para membros inferiores são:
- Sistemas protéticos para tornozelo e pé, são próteses que podem ser tanto passivas, ou seja, estáticas, quanto controladas por microprocessadores
- Sistemas protéticos para joelho, são próteses que podem tanto ser controladas pelo corpo como por um microprocessador que gera os movimentos
- Sistemas protéticos para pés e joelhos específicos para um determinado esporte, são próteses desenvolvidas para esportistas, que garantem um melhor desempenho para o atleta.
Algumas das próteses para membros inferiores disponíveis no mercado são:
- Próteses parciais de pé
- Próteses de desarticulação do tornozelo de Syme
- Próteses transtibiais
- Próteses transfemurais
- Próteses para a desarticulação de quadril e hemipelvectomia

Próteses para membros superiores
A mão tem um importante significado nas nossas vidas. Por isso, adquirir uma boa prótese para os membros superiores é muito mais do que permitir os movimentos, é devolver a autonomia de uma pessoa.
De forma geral, são 5 tipos de próteses para membros superiores disponíveis no mercado:
- Próteses passivas, são próteses estáticas, que não realizam movimentos;
- Próteses acionadas pelo corpo, prótese onde parte da prótese é colocada de forma que a movimentação do corpo produza o movimento da prótese;
- Próteses mioelétricas acionadas externamente, são próteses com sensores que captam o movimento muscular, controlando a prótese;
- Próteses híbridas, combinação entre prótese acionada pelo corpo e prótese mioelétrica;
- Próteses para atividades específicas, são próteses projetadas para um fim específico, como segurar um objeto ou até mesmo para nadar.
Agora, falando sobre as próteses para membros superiores em si, as disponíveis no mercado são:
- Prótese parciais da mão;
- Próteses de desarticulação do punho;
- Próteses abaixo do cotovelo;
- Próteses acima do cotovelo;
- Próteses interescapulares/quarto anterior.
Agora você já sabe um pouco mais sobre as próteses ortopédicas e também sobre os tipos encontrados no mercado. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é entrar em contato com a nossa equipe e
agendar uma avaliação.
Esse artigo foi escrito pelo empresário e especialista na reabilitação de amputados Vitor Dourado