O que é síndrome do membro fantasma ou dor fantasma?
O Que é dor fantasma?
Muitas pessoas que tiveram membros amputados sofrem da chamada síndrome do membro fantasma, mas afinal, o que é essa síndrome? A síndrome do membro fantasma pode ser explicada como a percepção de que um membro que foi amputado ainda existe.
Ou seja, a síndrome do membro fantasma é uma condição neurofisiológica, que faz com que a pessoa que teve um membro amputado sinta dores no local. Quer saber mais sobre a síndrome do membro fantasma, que causa os sintomas conhecidos como dor fantasma?
É só conferir até o final do conteúdo que preparamos para você.
Como funciona a síndrome do membro fantasma
A síndrome do membro fantasma intriga profissionais da saúde ao redor do mundo, já que não existe uma causa específica para a síndrome se manifestar. Ou seja, não é só porque uma pessoa teve um membro amputado que ela irá manifestar essa síndrome.
Porém, muitas pessoas que sofrem com a síndrome, não buscam o tratamento adequado, seja por vergonha ou por medo. O que, consequentemente, dificulta o tratamento dos casos.
O modo que a síndrome do membro fantasma “funciona” é bastante complexo, pois envolve fatores físicos e também psicológicos. E por isso reforçamos, se você sofreu uma amputação e ainda está em fase de adaptação, procure ajuda dos seus médicos, de forma a tornar a sua adaptação muito mais fácil.
Dor fantasma
Diferente do que o nome sugere, a dor fantasma não é nada fantasma, ela é bastante real. Os pacientes relatam vários sintomas: coceira, choque, formigamento, frio, queimação, sensação de inchaço, caîmbra, entre outros.
Em muitos casos, ela surge logo após a cirurgia de amputação e em vários níveis, com pacientes relatando sentir uma dor insuportável no membro que foi amputado. Quando um membro é amputado, a parte física é retirada, porém, o nosso cérebro leva um tempo para registrar essa mudança.
Ou seja, a dor não ocorre no local onde estava o membro amputado, e sim no cérebro. Porém, a dor fantasma é muito diferente da sensação fantasma, onde a sensação é apenas sentir a presença do membro amputado, sem dores ou desconforto.
Tratamento
O tratamento para a síndrome do membro fantasma e, consequentemente, para as dores associadas a ela, envolve uma combinação de coisas. Com fisioterapia, medicamentos para o tratamento da dor e um tempo de adaptação, os pacientes que sofrem da síndrome podem se recuperar completamente.
Por isso, é importante buscar acompanhamento médico e psicológico caso você tenha começado a sentir algum dos sintomas da dor fantasma. Além disso, vários tratamentos alternativos estão surtindo efeito, como a utilização de realidade virtual para simular nos tratamentos o membro amputado.
Outra forma de diminuir consideravelmente os sintomas da dor fantasma é a utilização de próteses, que permitem uma melhor mobilidade e qualidade de vida.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a síndrome do membro fantasma e sobre a dor fantasma. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é agendar a sua avaliação com a nossa equipe e encontrar uma prótese ideal para você.
Este artigo foi escrito pelo especialista em reabilitação de pessoa com amputação Vitor Dourado
