O que é encaixe provisório e encaixe definitivo?
Muitos pacientes acreditam que a prótese é um produto que pode ser comprado e após a compra ser levado pra casa e utilizado da forma que bem entender. No entanto, a protetização é um processo que consiste em diversas etapas antes da completa reabilitação.
A protetização tem início com uma avaliação, onde vai ser identificado se o membro residual está pronto para prótese, com a completa cicatrização, boa sensibilidade, força muscular e amplitude de movimento normais.
Após concluir que o membro está preparado para protetização, é feito o molde do coto para confecção do primeiro encaixe, chamado de Encaixe Provisório. Ele é feito em material termo-moldável, que pode ser ajustado conforme as alterações de volume do membro residual, que ocorrem devido ao inchaço pós-cirúrgico, que tende a diminuir com o tempo.

O uso da prótese com esse encaixe é muito importante até que as mudanças de volume estabilizem, onde o Encaixe Definitivo poderá ser confeccionado. O Encaixe Definitivo é feito de fibra de carbono, material mais rígido e resistente, que dificilmente pode ser modificado.
Por isso, para que a protetização ocorra de forma assertiva, é necessário que antes do Encaixe Definitivo, seja feito o Encaixe Provisório.
Ficou alguma dúvida? Fale conosco