Como preparar o coto para receber a prótese de perna?
Entre a cirurgia de amputação e a colocação da prótese, existem algumas etapas que demandam alguns cuidados com o coto com objetivo de prepara-lo para receber a prótese.
É importante que após a cirurgia, se tenha um cuidado especial com a cicatrização, atentando-se a integridade do curativo, a higiene e sempre observando alguma alteração de coloração, temperatura ou sensações fortes de dor e desconforto.
Após a retirada dos pontos, os
principais cuidados são enfaixamento do coto, a dessensibilização, o correto posicionamento do coto, além de exercícios de alongamento e fortalecimento.
Para que a protetização ocorra de forma efetiva, é muito importante que a sensibilidade esteja preservada e não exacerbada, pois isso dificulta o processo.
Também é necessário que o coto esteja sem edema (inchaço), para que seja feito o molde de forma correta, e em formato cônico, para ajudar na colocação da prótese. O enfaixamento do coto e o uso do liner ajudam a molda-lo.
Fraqueza muscular, dificuldade para movimentar e uma cicatriz aderida, também podem prejudicar esse processo. Por isso é importante o acompanhamento com profissionais de saúde em toda a reabilitação, para que sejam feitas as orientações corretas e para auxiliar em caso de complicações.

Ao decidir colocar uma prótese, uma equipe especializada irá avaliar o coto levando em conta todos os fatores que podem influenciar na protetização e assim que o coto estiver saudável, é possível tirar as medidas e fazer o molde para confecção da prótese.
Algumas adaptações serão feitas ao longo da reabilitação, mas após receber a prótese provisória, já é dado início a fisioterapia, com exercícios de equilíbrio, fortalecimento e treino de marcha, se estendendo até o recebimento da prótese definitiva, onde o foco é adaptação do paciente às atividades de vida diária com aquele novo recurso.
Ficou alguma dúvida? Tem interesse em adquirir sua prótese? Entre em contato com a nossa equipe, estamos à disposição!
Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta Samara Mota.