Como funcionam as próteses de perna esportivas?
Muito conhecidas pela presença nas paraolimpíadas em diversas modalidades, as próteses esportivas contam com características específicas que as tornam preparadas para o esporte.
Quando se trata de um esporte de alto rendimento, dentre as mais famosas, estão as lâminas de carbono, utilizadas no atletismo. Com design em J, possuem áreas reforçadas para melhor absorção de carga e retorno de energia e áreas com maior flexibilidade, oferecendo leveza e resistência necessárias para a prática esportiva.
Conforme o atleta inicia o movimento tocando o solo, a lâmina é comprimida, armazenando energia, que retorna conforme é retirada a carga, impulsionando o atleta para frente. Quanto mais comprida, maior pode ser sua capacidade de acumular energia.

Para quem busca praticar esportes amadores, é importante achar um meio termo entre as próteses convencionais e as esportivas, adaptando à modalidade desejada, pois as próteses indicadas para esportes de alto rendimento não são recomendadas para o dia-a-dia.
Está em busca de uma prótese esportiva? Entre em contato com nossa equipe e juntos encontraremos a que melhor se encaixa em seus objetivos!
Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta especialista em reabilitação de pessoas com amputação Samara Mota.